quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Latuff Mucci

Hoje faleceu um grande mestre da Poética: Latuf Isaías Mucci. Eu queria poder dizer que o conhecia mais que todo mundo, que ele era meu melhor amigo. Não, não o conhecia tão bem quanto queria. Esse senhor me mostrou outro lado da poética, me deu conselhos sem me conhecer direito.

Latuf Mucci era Pós-Doutor em Poética. Escreveu um livro lindo de poesias, chamado Águas de Saquarema. Isso é o mundo dele pra mim. Ele fez muito mais, e vocês podem pesquisar sobre o Pós-Doutor Latuf Mucci em muitos lugares na Internet. Eu posso dizer que ele me incentivou a voltar a escrever.

Eu conversei com ele algumas vezes, durante certas viagens de ônibus, enquanto íamos para Rio das Ostras. Assisti algumas de suas aulas na UFF cvomo convidado. Recentemente, pensei nele como convidado do Sarau de Poesias que alguns nobres poetas organizam em São Pedro da Aldeia.

Isso não será mais possível, do ponto de vista físico.

Fui chamado por ele de "Irmão na Poesia". Meu título preferido. Eu o conheci em uma aula dentro da faculdade de Produção Cultural, a qual não estou (nem nunca estive) cursando. Minha mãe faz o curso na UFF de Rio das Ostras. Eu fui como convidado dela, e me espantei ao ver esse senhor nanico, mirrado, com trejeitos delicados e se sentindo o máximo. Latufeliz, Latufervoroso, como ele dizia de si mesmo.

Eu deixarei meu epitáfio particular a Latuf Mucci neste post. Ele é meu, com meus traços. Mas carrega os sentidos ocultos deste grande escritor e poeta, amante das Letras e Versos. Um Bardo, boêmio de si mesmo.

"Aqui jaz um poeta. Não morreu, não viajou. Tornou-se História."

Vai em paz, Irmão na Poesia...