terça-feira, 15 de março de 2011

Era uma vez em Morféia

Era uma vez um antigo reino em Morféia. Seu nome era Desesperança.

Um certo dia o rei de Falsidade, uma rainha tirana chamada Ganância, resolveu que todas as riquezas e a produtividade do reino deviam ser apenas dela. Ela queria tudo para si, sem se importar com as outras pessoas.

Então, ela foi ao conselho e perguntou: "O que devo fazer para que as pessoas trabalhem para mim e não ganharemnada com isso"? Os conselheiros prontamente disseram: "crie uma forma de fazê-los acreditar em algo que seja de um valor inestimável, mas controlado. Que essa coisa seja distribuída pelo povo de acordo com o tamanho do seu trabalho."

Até hoje, Desesperança possui escravos que trabalham como loucos atrás de uma nota de papel com números nela. O número define o valor do seu trabalho. Em vez de trocar suas iguarias, as pessoas passaram a trabalhar pelas notas com valor falso.

Fabricar as tais notas destruía recursos da floresta do reino. As pessoas não podiam comer as notas de valor. Algumas pessoas começaram a perder suas casas, que também tinham valor com as notas. Os mais fanáticos nem aceitavam mais trocar seus produtos. Tinha gente que nem usava as notas e as juntava em casa. Todos passaram a medir uns aos outros pela soma dada em suas notas.

E Ganância tornou-se dona de toda Desesperança.