segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adeus a um Mestre

Sacanagem, me fez chorar. O texto ao lado não é tão atual, eu vi isso nos tweeters do Edgar Vivard nas visitas que fez ao Bolaños no hospital. Vivard sempre acompanhou o estado do Chespirito de perto, mas acho que estava ausente no último ano. Não o vi nos vídeos do enterro, mas o Villagran estava lá. Florinda Meza chegou a proibir inicialmente a entrada de Carlos. Mas também não resistiu. Maria Antonieta não se pronunciou ainda, que eu saiba. Villagran disse que finalmente se arrependia e perdeu um grande mestre. Só Ramon, Horacio e Angelines estão felizes com o amigo que chegou no céu.

Abraçando o menino que havia em todos nós
Eu cresci vendo A Turma do Chaves. Me doeu ver partir Suassuna, autor das peças e autos que gosto tanto. Me doeu ver partir Robin Williams, ator dos filmes que me fizeram ver o mundo melhor (e um ótimo companheiro de D&D Online, dos velhos tempos, se é que era ele mesmo que a galera gostava de ficar perto e ver suas frases engraçadas), e me doeu muito. Mas ver o Chespirito deixar a mesa redonda nesses últimos dias tem me feito doer o coração. Tem mesmo. Alguém conseguia ver naquele cara um adulto velho? Eu via uma criança. Eu via um menino. E ele era, como esta foto que estou postando aqui mostra. E isso fez dele um ator incrível. 


Eu tenho dormido triste esses dias. Eu não tenho dormido direito. O vazio que estou sentindo vem da morte de uma pessoa que nos deixou prematuramente. Ele podia viver por mais duzentos anos e tentar expressar o humor do mesmo jeito, só para a gente ver se o mundo reaprendia a escrever comédia. Sei que muitos postaram no facebook esses dias seu desapreço pelo programa, mas só queria pedir um pouco de respeito. Chespirito é um herói da América - alguém que se manteve décadas no ar sem dizer um palavrão, mostrando como pessoas humildes e cheias de defeitos dentro de um cortiço podem se amar e sentir a falta um do outro, ainda que nem todos os seus atores o fizessem. O professor Keating diria que ele soube sorver bem a essência da vida. O Doutor Chapatin diria que a morte do Chespirito lhe daria coisas... E hoje imagino Williams e Bolaños nos Salões das Risadas, bebendo a todos os comediantes.

O vazio vem por conta das grandes perdas desse 2014 tão assassino. E eu choro todos os dias pela perda do Chaves. Ele estava velho e doente, muitos diriam. Mas ele era imortal. A cada recuperação, a cada boato, ele estava lá, no tweeter, respondendo a todos. E na sua última mensagem lá ("Para o Brasil, todo o meu amor"), respondendo a uma brasileira, ele se despediu de nós. Ele se despediu de mim, de você, e de todo mundo mais que via Chaves em todos os horários possíveis. Os Supergênios da Mesa Quadrada hoje choram. Ruben e Maria, como estão? E Ramon, que vai recebê-lo do outro lado do Véu? Como ficamos com essa partida?

Fica aqui só um pedido aos comediantes de hoje: aprendam a despertar a criança interior de vocês. De 70 até o novo século esse programa encantou milhões de pessoas. Hoje seu idealizador não está mais entre nós. Talvez vocês devessem aprender algo com ele.

Sempre imaginei que todos da Vila do Chaves iriam antes dele. Engano meu. outros ficaram e vão contar sua história.

E nós também, para os pequeninos Chavinhos do futuro...


Adeus, grande mestre...