terça-feira, 21 de maio de 2013

Amor e Paixão


As pessoas confundem amor com paixão com uma facilidade...


Sua mãe sente amor por você. Seus amigos te amam, sua namorada (espero) ou seu namoro (assim também espero). Esse é o sentimento de cuidar, da saudade, da preocupação. Enfim, amor tem a ver com confiança, zelo e carinho. Nem sempre temos os três ao mesmo tempo. Mas temos. Amor e medo são coisas contrárias. Quem ama e confia, quer a felicidade do próximo e não tem medo da distância, nem se ele (o próximo) se for um dia. Amor é buscar a felicidade alheia, se entregar sem medo de não receber de volta. É algo incondicional.

Paixão é diferente. Paixão traz o medo, o ciúme, o tesão em uma miríade (adoro essa palavra) de pensamentos loucos sobre o que estamos sentindo. Paixão te dá ódio quando não consegue o que quer e é egoísta. Paixão é algo só seu. Mesmo que o outro (o próximo) não queira. Porque na verdade ele quer. Nem que você o mate por isso.

Uma pessoa pode ter paixão por quem ama? Pode sim. Sem problemas. Mas a paixão tende a morrer com o tempo, muito embora uma pequena fagulha do contato durante o amor possa reacendê-la. Paixão é o ápice do sentimento à flor da pele.

Paixão é incontrolável. O amor é até... digamos... racional. Uma mãe poderia até internar o filho viciado por amor, mesmo sabendo que ele sofrerá a curto prazo.

Portanto, não confunda amor com paixão. São duas coisas diferentes - e se você não sabe a diferença, então devia rever seus conceitos sobre um relacionamento duradouro...

Claro, isso tudo se aplica mais a mim que a qualquer um que venha a ler isso. Tudo o que escrevemos para os outros tem um pouco de nossa necessidade de se aceitar.

Por mais que você não aceite isso!